Alexandra Cuevas, é Treinadora da Resiliência formada em pedagogia na Alemanha. Logo após se formou em Terapeuta da Resiliência pelo Deutsches Institut für Entspannungstechniken und Kommunikation de Berlim e se tornou Educadora Integrativa pelo Instituto Walter May de Berlim.
Ela trabalhou por mais de dez anos em diversas áreas da educação na Alemanha, entre elas orfanatos, escolas públicas e particulares e em grande parte na educação infantil. Hoje ela reside no Brasil e atua como Treinadora da Resiliência, formando equipes de educadoras e profissionais da área pedagógica.
Foi na área da educação infantil que ela descobriu seu propósito de formar crianças resilientes, que saibam lidar com desafios. Crianças que aprendam a arte da resiliência através de brincadeiras desafiadoras. Alexandra colheu resultados incríveis através de seus métodos. Muitas crianças apresentaram melhores níveis de concentração, vontade de aprender e melhoria em resolução de conflitos. Além dessas, muitas outras capacidades são desenvolvidas em suas metodologias. Muitas crianças conseguiram aprender a lidar com a frustração e a ansiedade e desenvolveram a capacidade da auto regulação e resolução de conflitos. Além dessas, muitas outras capacidades são desenvolvidas em suas metodologias.
De forma lúdica, simples, leve e divertida, Alex proporciona contextos que abrangem diversas áreas do desenvolvimento humano que desafiam e estimulam crianças a extraírem ao máximo seu potencial, sua autoestima e sua criatividade. Em dinâmicas estratégicas, as crianças aprendem a conhecer suas inseguranças e medos e superá-las. Estas são importantes ferramentas para se tornarem protagonistas de suas vidas.
Mas para se educar crianças resilientes, precisamos também de profissionais da área da educação resilientes. Por este motivo Alexandra começou a trilhar o caminho do treinamento de equipes, para motivar, ensinar novos métodos utilizados na área da educação alemã e melhorar o ambiente da sala de aula. Além disso, no Treinamento “A Leveza Pedagógica”, Alex traz conteúdos desconhecidos no Brasil e uma nova visão de como educar no futuro.
O propósito da Educa To Go é que problemas sempre serão oportunidades de crescimento.
Tudo começou quando trabalhei para uma família por quase seis anos. Tinha acabado de me mudar para a Alemanha, muito nova ainda. Eu sempre gostei de fazer histórias acontecerem e tornar momentos inesquecíveis. Mas o que eu mais gostava e via que dava resultado era de incentivar a criança a acreditar nela mesma, a “pular por cima de sua própria sombra” como dizem os alemães. Lembro como se fosse ontem quando estava com Sofia e Felipe andando num parque em Munique e nos deparamos com uma rampa enorme de grama. Por cima da grama havia uma longa lona. Era aos seus olhos uma montanha. Foi então que perguntei se queriam tentar descer escorregando. Me olharam assustados. Fiquei embaixo, esperando. Eles subiam este monte alto, quase rastejando. O Felipe chegou e se sentou na ponta. A Sofia ficou observando. Ele então tomou impulso e foi. Vi em seus olhos uma mistura de medo e alegria. Ele desceu tão rápido. Logo depois veio Sofia sem avisar e gritava: “minha calça está queimando, está quente”. Quando chegaram embaixo, caimos na gargalhada de não conseguir mais respirar. Então na segunda vez, eu resolvi ir também. Assim que começamos a descer, gritei e cai na gargalhada junto com eles. Hoje Sofia tem quase 20 anos e Felipe está terminando o colegial. Sempre que nos vemos lembramos que juntos superamos um medo e uma calça levemente rasgada. A partir deste dia comecei uma linda jornada de em primeiro lugar me tornar criança, para inspirar meus alunos. Minhas maiores inspirações que me levaram a viver meu propósito foram Patch Adams e meu pai, Laurêncio Cuevas. E o que me faz acreditar na transformação que meus métodos proporcionam, são os mais lindos sorrisos, gargalhadas, gritos eufóricos e os olhos dos meus alunos brilhando.
Do mesmo jeito que desperto esses sentimentos nas crianças, eu trago de volta este brilho nos olhos dos educadores e profissionais da área da educação, que muitas vezes estão frustrados e sobrecarregados. Minhas dinâmicas tem o objetivo de elevar a performance do colaborador e fazer que redescubra o seu potencial, sendo assim grande fonte de inspiração aos seus alunos e equipe. Com o meu treinamento, a Leveza Pedagógica, trato a dor do educador e a transformo em força.