A definição na prática de partizipation quer dizer “fazer parte”, “participar”.
Na Alemanha tem se tornado comum deixar crianças tomarem decisões e serem mais ativas em processos que envolvem a sociedade, o ambiente que moramos e convivemos, assuntos globais e até políticos. Algumas instituições de ensino já desenvolveram até um parlamento de crianças, que podem debater e decidir pequenas mudanças ou otimizações em seu microsistema.
A partizipation exige duas coisas: uma postura positiva e respeitosa do adulto para com a criança. A criança precisa ser levada a sério, e cada interesse, tema, pergunta ou assunto que lhe intrigam pode ser trabalhado com respeito e num diálogo. A segunda exigência é entregar a responsabilidade de responder e descobrir pela criança. A criança tem o direito de investigar e escolher como fazer isto. O adulto a impulsiona, apoia e encoraja nessa busca.
Estamos saindo de uma era onde o educar era transmitir, e, além disso, era um conhecimento fixo. Hoje estamos vivendo transformações a cada instante. Os jovens de hoje precisam de estímulos para alimentar a sua curiosidade. Precisamos habilitar pessoas a perguntar, a questionar e a se questionar.
O novo mundo exige um protagonismo de busca e uma grande capacidade de se adaptar. As crianças precisam aprender a estarem abertas para novos aprendizados, sem medo e sim com entusiasmo, vontade e alegria. Só é possível aprender e aplicar uma nova habilidade quando se enfrenta um medo ou um obstáculo.
Eu ajudo crianças a desenvolverem uma neuroplasticidade necessária para seu futuro. Dessa maneira elas irão obter uma mentalidade de crescimento, serão curiosas, criativas e responsáveis pelas suas decisões.
A base da Educa To Go é a Partizipation, um ensinamento e postura que adquiri nos últimos dez anos vivendo na Alemanha. A Partizipation respeita a autonomia e o tempo da criança. Tendo esta postura utilizo de quatro ferramentas para elaborar o meu trabalho. Estas são : Psychomotorik, em português a psicomotricidade, o Storytelling que é a arte de contar histórias e porque são tão importantes nos dias de hoje. Também trabalho com técnicas e atividades que desenvolvem a resiliência e elevam a auto estima da criança. E tudo isto sempre é elaborado dentro de uma experiência estética, ou seja um aprendizado que engloba todos os sentidos da criança.
Todas atividades que a Educa To Go oferece, sempre vai estar ligada a uma experiência que de alguma forma cause um impacto marcante na vida da criança. Aprendemos com vontade, quando há uma emoção ou conexão envolvida entre indivíduos ou individuo e objeto. Esta é nossa missão, deixar lembranças inesquecíveis na vida de alguém.